InfoConnected - Liga-te ao Mundo!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


    Sonda da Nasa em busca de planetas com vida

    x1co
    x1co
    Administrador
    Administrador


    Google Chrome Portugal
    Masculino Número de Mensagens : 2342
    Idade : 31
    Localização : Arganil/Portugal
    Prémios : Sonda da Nasa em busca de planetas com vida Goldmedalw:6 Sonda da Nasa em busca de planetas com vida 1238285398awardstarsilv:3 Sonda da Nasa em busca de planetas com vida 1238285385awardstarbron:1
    Barra de Warning : Sonda da Nasa em busca de planetas com vida 11101010
    Data de inscrição : 23/11/2008

    Sonda da Nasa em busca de planetas com vida Empty Sonda da Nasa em busca de planetas com vida

    Mensagem por x1co Sex Fev 20, 2009 11:31 am

    Uma sonda com a maior câmara já enviada ao espaço será lançada no próximo mês para vasculhar a Via Láctea em busca de planetas rochosos e quentes como a Terra, teoricamente capazes de abrigar vida.
    A sonda Kepler deve passar três anos e meio a examinar mais de 100 mil estrelas semelhantes ao nosso Sol, em busca de sinais de planetas de tamanho e composição parecidos com os da Terra.

    Segundo a Nasa, a Kepler deve ser lançada da Base Aérea do Cabo Canaveral (Flórida) no dia 5 de Março, a bordo do foguete Delta 2.

    "A Kepler vai empurrar as fronteiras do desconhecido no nosso pedaço da Via Láctea. E as suas descobertas podem alterar profundamente a visão que a humanidade tem de si própria", disse à agência Reuters Jon Morse, director da divisão de astrofísica da Nasa.

    Já foram descobertos cerca de 300 planetas desde 1995 orbitando estrelas que não o Sol, mas a maioria são gasosos, com condições improváveis para o surgimento de vida. A nova missão vai concentrar-se na busca por planetas rochosos que orbitam a chamada "zona habitável" das estrelas, onde não ficam nem perto demais para esturricarem, nem longe demais para congelarem.

    "O que nos interessa é encontrar planetas que não sejam quentes demais nem frios demais, (e sim) onde a temperatura seja correcta para que haja água líquida na superfície do planeta", disse, à mesma fonte, William Borucki, do Centro de Pesquisas Ames, da Nasa, na Califórnia. A água é considerada um ingrediente essencial para a vida tal como a conhecemos.

    Borucki estimou que a sonda Kepler possa detectar talvez 50 desses planetas, mas não há nada garantido. "Se encontrarmos tantos, certamente significará que a vida pode ser muito comum por toda a nossa galáxia - que há uma oportunidade para que a vida tenha um lugar para evoluir."

    Mas, se nenhum ou poucos planetas forem descobertos, isso pode indicar que planetas hospitaleiros como a Terra são muito raros, e que a Terra pode ser um solitário reduto de vida, acrescentou Borucki.

    Exame Informática

      Data/hora atual: Dom Nov 10, 2024 1:53 pm