Num estudo efectuado pela Netsonda, foi revelado que 77,1 por cento dos portugueses fazem downloads na Internet. Músicas, filmes/séries ou jogos são os downloads mais procurados e descarregados.
O estudo avança que um quinto dos inquiridos não fazem downloads de nenhum destes ficheiros, sendo a razão mais apontada o gosto por ter os objectos físicos, para a música e filmes, enquanto que nos jogos prevalece a razão "Porque quando não são a pagar é incorrecto e/ou ilegal".
A música é produto mais procurado na Internet, confirmado por 67,7 por cento dos inquiridos. 75,6 por cento referem fazer estes downloads de forma gratuita e 22,4 por cento de forma gratuita e a pagar. Apenas dois por cento dos inquiridos fazem downloads de música exclusivamente a pagar.
O preço elevado dos CD’s de música ou dos downloads pagos foi a principal razão evocada para os downloads gratuitos de música, indicada por 77,1 por cento dos inquiridos. Enquanto esta razão prevalece em ambos os sexos, a resposta "Porque considero que a música deve ser gratuita" é escolhida por 25,9 por cento dos homens e apenas 14,3 por cento das mulheres.
Nas razões para fazer downloads pagos de música, prevalece em ambos os sexos, com 40,3 por cento, a resposta "Porque não as encontro de forma gratuita na Internet". No entanto, os homens dão mais peso às opções "Porque quero ter os ficheiros (músicas) logo no formato do meu leitor de MP3 (directamente do site oficial)", com 41,7 por cento, "Porque não pagar é incorrecto e/ou ilegal" e "Porque as músicas dos sites pagos têm melhor qualidade sonora", ambas com 37,5 por cento. Já as mulheres dão grande peso à opção "Porque não as encontro de forma gratuita na Internet", com 44,7 por cento.
Quando questionados sobre se compram CD’s de música, independentemente de fazer downloads pagos ou gratuitos, uma esmagadora maioria (84,5%) respondeu "Sim", sendo que esta ainda é a sua maior fonte para o consumo de música.
O mesmo já não se passa com os DVD’s de filmes ou séries. Apesar de 71,5 por cento dos inquiridos comprarem DVD’s, independentemente de fazerem downloads de filmes/séries de TV, os DVD’s que compram já não são a sua principal fonte de filmes ou séries, mas sim a Internet.
82,8 por cento dos inquiridos que fazem downloads de filmes/séries de TV na Internet fazem-no de forma gratuita, 16,6 por cento de forma gratuita e a pagar e apenas 0,7 por cento referem fazer exclusivamente de forma paga.
O preço elevado dos DVD’s ou downloads pagos é novamente a principal razão pela opção pelos downloads gratuitos, referida por 73,3 por cento dos inquiridos.
Já no que concerne aos downloads de jogos de computador/consola na Internet, 77,8 por cento fazem-nos de forma gratuita, 14,4 por cento de forma paga e gratuita e 7,8 por cento exclusivamente a pagar. Também o preço dos jogos e dos downloads é a principal razão para fazer downloads gratuitos, (67,5%), sendo esta a razão mais seleccionada tanto pelos homens como pelas mulheres. Independentemente de fazer downloads pagos ou gratuitos, 65,5 por cento dos inquiridos referem comprar CD’s de jogos de computador/consola, sendo ainda esta a sua principal fonte.
Fonte
Downloads na Internet
Amostra: 375 utilizadores de internet em Portugal com 16 anos ou mais
Data de recolha da informação: 3 a 6 de Março de 2009
Processamento e Análise da informação: 9 a 12 de Março de 2009
Download PDF