Os extremistas islâmicos estão a ser instruídos sobre como usar o YouTube para disseminar vídeos de propaganda
Segundo o site Intelligence Group, organização norte-americana que monitoriza actividades terroristas, os militantes de organizações extremistas estão a ser encorajados a utilizar o site por intermédio de posts em fóruns islâmicos na Internet.
Na semana passada, um extremista ofereceu instruções passo a passo sobre como colocar vídeos no YouTube, que ele descreveu como "um dos mais famosos e maiores sites internacionais que publicam clipes de vídeos de todo o mundo".
As mensagens encorajam os leitores a fazer o upload de cenas de forças militares ocidentais sob ataque, com o objectivo, afirmam, de "envergonhar os cruzados ao publicar vídeos que mostrem as suas baixas, que eles têm escondido há muito tempo".
Os extremistas islâmicos usam a Internet há muito tempo como ferramenta de comunicação com os simpatizantes e de distribuição de propaganda, mas os mais recentes posts mencionam especificamente o uso do YouTube pelos militantes, definindo o site como fácil de usar.
"Afirmo que o site do YouTube é um dos mais fáceis para gravar e fazer upload dos clipes", diz o post de instrução, que indica aos leitores o software de que poderiam precisar para colocar vídeos na Internet.
"Peço-lhes, por Alá, que assim que começarem a ler sobre este assunto, iniciem as gravações para o YouTube, e a editar e carregar clipes nos sites de Jihad, nos sites islâmicos e em fóruns gerais", continua o post a apelar.
O YouTube vem sendo muito usado como local para veiculação de vídeos controversos.
Em Março, as autoridades paquistanesas ordenaram que os fornecedores de acesso à Internet do país bloqueassem o acesso ao YouTube depois de ter sido veiculado material considerado insultuoso ao Islão.
Exame Informática