O que muda no WRC em 2009
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O que muda no WRC em 2009
- Em vez de 15 provas, o calendário passa a contar apenas com 12. No mais curto Mundial desde 1996, a Polónia é a única entrada nova (após 36 anos), enquanto a Córsega fica excluída pela primeira vez.
- O número de carros e motores construídos por temporada é agora mais limitado, tal como os dias de testes. O número de jantes também foi reduzido passando a poder-se apenas utilizar-se as de 15 polegadas em terra e as 18 no asfalto. No Rali da Irlanda haverá pneus de neve disponíveis.
- Os parques de assistência passam a poder contar apenas com quatro mecânicos por equipa em vez dos anteriores seis.
- Só poderá haver um "batedor" por equipa nos ralis onde eles sejam autorizados.
- Pela primeira vez desde 1996, haverá uma prova mista (Rali de Chipre) com troços em asfalto e terra.
- Pela primeira vez, os concorrentes do PWRC e JWRC vão partilhar quatro ralis (Chipre, Portugal, Argentina e Itália-Sardenha). Continuam, porém, a nomear apenas seis provas de um total de oito para pontuarem.
- A regulamentação do Mundial de Ralis é agora mais clara ao especificar concretamente (e para evitar interpretações duvidosas) que "tudo o que não esteja autorizado pelo regulamento é proibido".
- Caso um rali seja encurtado, será agora atribuída a totalidade dos pontos, até por forma a proteger os concorrentes do PWRC e JWRC.
- É criada a iniciativa Pirelli Star Drivers com arranque marcado para o Vodafone Rali de Portugal.
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