O Windows XP viu, mais uma vez, a sentença de morte adiada. Os distribuidores têm, agora, mais tempo para o instalar nas suas máquinas.
O prazo de validade para o Windows XP tinha sido fixado pela Microsoft para o dia 31 de Janeiro de 2009. Os distribuidores tinham até essa data para vender PCs com este sistema operativo pré-instalado. Mas agora, a Microsoft tornou possível a obtenção de licenças do Windows XP para lá dessa data.
De acordo com o site ChannelWeb, um porta-voz da Microsoft confirmou a existência de um programa de inventário flexível, que irá permitir aos distribuidores fazerem as encomendas finais de licenças de Windows XP em 31 de Janeiro de 2009, e receber o sistema operativo até 30 de Maio. Anteriormente, os distribuidores haviam planeado comprar tantas licenças do Windows XP quanto possível até 31 de Janeiro, a data limite para adquirir este sistema operativo.
Apesar de o Windows Vista já estar no mercado há quase três anos, ainda há muita resistência a este sistema operativo. Máquinas mais fracas como os netbooks continuam a ser vendidas com o Windows XP, um sistema operativo menos exigente que o Vista. A Microsoft sabe desta realidade, pelo que tem vindo a adiar sucessivamente a “morte” do Windows XP, presumindo-se que o fará até à saída do Windows 7. A Microsoft já disse que este novo sistema operativo será capaz de correr em máquinas mais fracas como os netbooks.
Fonte