InfoConnected - Liga-te ao Mundo!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


    Maiores operadores estudam rede fibra óptica única

    x1co
    x1co
    Administrador
    Administrador


    Google Chrome Portugal
    Masculino Número de Mensagens : 2342
    Idade : 31
    Localização : Arganil/Portugal
    Prémios : Maiores operadores estudam rede fibra óptica única Goldmedalw:6 Maiores operadores estudam rede fibra óptica única 1238285398awardstarsilv:3 Maiores operadores estudam rede fibra óptica única 1238285385awardstarbron:1
    Barra de Warning : Maiores operadores estudam rede fibra óptica única 11101010
    Data de inscrição : 23/11/2008

    Maiores operadores estudam rede fibra óptica única Empty Maiores operadores estudam rede fibra óptica única

    Mensagem por x1co Ter Dez 16, 2008 4:06 pm

    Maiores operadores estudam rede fibra óptica única Fibra_otica


    O que têm em comum Zeinal Bava, Rodrigo Costa, António Carrapatoso e Ângelo Paupério? Resposta: todos lideram operadores e estão a estudar soluções para as redes de fibra óptica.
    Os administradores da PT, da Zon, da Vodafone e da Sonaecom reuniram-se ontem para tentar engendrar uma solução única para a implementação de redes de nova geração (onde se destacam as redes de fibra óptica) no País.

    A reunião seguiu-se a um apelo do Governo que pretende antecipar para 2009 a entrada de Portugal na “era da fibra óptica”.

    Através do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC), o Governo já fez saber que defende a partilha de infra-estruturas entre os vários operadores – uma solução que permitiria rentabilizar recursos, evitaria a replicação de redes nos mesmos locais e, mais importante do ponto de vista da economia do País, poderia a acelerar a disseminação de acessos à Net de 100Mbps.

    De acordo com cálculos da Vodafone, instalar uma rede de fibra óptica no País custará cerca de 2,5 mil milhões de euros.

    À excepção da PT, todos os operadores já deram sinais de estar dispostos a participar na constituição de uma rede conjunta.

    Em várias ocasiões, os responsáveis da PT já fizeram saber que não pretendem a enveredar por um modelo de exploração partilhado.

    Segundo o Diário Económico, Zeinal Bava, administrador da PT, tem vindo a participar em várias reuniões com responsáveis de operadoras concorrentes desde 8 de Dezembro – o que pode evidenciar uma mudança de posição (.. até porque a operadora histórica se encontra refém da inexistência de regulação para a fibra óptica e não pode avançar com investimentos, sob pena de mais tarde ser obrigada a abrir condutas à concorrência).

    Apesar de não se saber qual a posição da PT, o Governo garante que será encontrado um acordo nos próximos dias e já terá disponibilizado para o efeito um montante de 50 milhões de euros, sendo o grosso dos investimentos assegurado pelos operadores de telecomunicações ou entidades privadas.

    Exame Informática

      Data/hora atual: Dom Nov 10, 2024 3:20 pm