Um aluno foi castigado por usar Linux, e a empresa HeliOS ameaçada com um processo legal.
Segundo a PC Pro que não especifica onde é que o episódio se deu, uma professora descobriu que um dos seus alunos estava a mostrar uma distribuição do HeliOS aos seus colegas, e decidiu confiscar os CD e pôr o aluno de castigo. Não contente, escreveu, ainda, uma carta ao HeliOS Project ameaçando fazer queixa à polícia por a empresa distribuir software ilegal.
Diz a professora que «não tenho certeza que o que estão a fazer seja legal. Nenhum software é gratuito, e espalhar essa mentira é perigoso. Irei verificar isto e garanto que se estiverem a fazer algo de ilegal, irei entrar com um processo em tribunal». Sobre a funcionalidade do sistema operativo, acrescenta ainda que «eu, juntamente com muitos outros, experimentei o Linux na faculdade e asseguro-lhes que as afirmações que fazem são extremamente exageradas (…); colocar Linux nestas máquinas é equivalente a não deixar os nossos miúdos progredir».
Mas ainda há mais. A missiva da professora, acaba com «Este é um mundo em que o Windows corre em praticamente todos os computadores, e fazer um Carnaval em vez de um sistema operativo não ajuda as crianças (…). Estou certa de que se contactarem a Microsoft, a empresa ficará mais do que feliz em vos fornecer uma versão mais antiga do Windows, para que os vossos PC possam ser minimamente úteis…»
Como seria de esperar, os responsáveis pelo projecto HeliOS ficaram aborrecidos com esta reacção, e responderam dizendo que não sabem quando é que esta professora frequentou a Universidade, mas que o Linux tem evoluído bastante em várias frentes e é superior ao Windows. A resposta completa pode ser lida aqui
Exame Informática