O Facebook estará debaixo de fogo cerrado de um grupo organizado de cibercriminosos.
Segundo o site DailyTech, o Facebook estará debaixo de ataque um grupo organizado de cibercriminosos. O mais recente ataque foi levado a cabo sob forma de phishing.
O ataque começou no princípio deste mês, quando um grupo de hackers ganhou acesso a um conjunto de contas de utilizadores do Facebook. A partir daqui, usaram estas contas para enviar e-mails a outros utilizadores, pedindo-lhes que clicassem numa hiperligação. Quem o fizesse, era levado para uma página semelhante à página de entrada do Facebook, onde, julgando que tinham sido desligados da sua actual sessão, introduziam o seu nome de utilizador e palavra-chave. Os hackers ganhavam, assim, acesso às contas destes utilizadores.
Barry Schnitt, porta-voz do Facebook, diz que o site está neste momento a tentar bloquear todas as contas afectadas, para resolver o problema. Todavia, Schnitt declinou dizer quantas contas foram exactamente afectadas.
Os responsáveis pelo Facebook pedem aos seus utilizadores que nunca cliquem em hiperligações que recebam, mesmo de amigos, não ser que tenham certeza absoluta acerca da autenticidade da mensagem. Por outro lado, em caso de dúvida devem sempre escrever a morada do Facebook no browser, e nunca introduzir os dados pessoais numa página para a qual tenham sido redireccionados.
Fonte: Exame Informática