InfoConnected - Liga-te ao Mundo!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


    «Piratas» com acesso bloqueado à Internet

    x1co
    x1co
    Administrador
    Administrador


    Google Chrome Portugal
    Masculino Número de Mensagens : 2342
    Idade : 31
    Localização : Arganil/Portugal
    Prémios : «Piratas» com acesso bloqueado à Internet Goldmedalw:6 «Piratas» com acesso bloqueado à Internet 1238285398awardstarsilv:3 «Piratas» com acesso bloqueado à Internet 1238285385awardstarbron:1
    Barra de Warning : «Piratas» com acesso bloqueado à Internet 11101010
    Data de inscrição : 23/11/2008

    «Piratas» com acesso bloqueado à Internet Empty «Piratas» com acesso bloqueado à Internet

    Mensagem por x1co Qui Abr 30, 2009 10:27 am

    «Piratas» com acesso bloqueado à Internet Movie_piracy


    Os internautas que partilhem ficheiros sujeitos a direitos de autor) podem ficar sem internet mesmo sem uma autorização judicial. Segundo o jornal «Público», basta que os ISP (Internet Service Providers, fornecedores de Internet) ou um qualquer órgão regulador avisem do corte iminente antes de aplicar a sanção.



    Esta medida vai a votos ao Parlamento Europeu já na próxima semana. Caso seja votada favoravelmente, vai de encontro àquilo que a França já pedia e que prevê o sistema dos «três avisos» antes do corte, imposto já a partir de segunda-feira, a partir da votação da Lei Criação e Internet.

    Após três semanas de negociações, a França, a Alemanha e o Reino Unido começaram a apertar o cerco aos internautas que partilham conteúdos protegidos com «copyright» pela internet e que, de acordo com as indústrias culturais, estão a provocar avultados prejuízos no sector.

    Parlamento Europeu e governos nacionais num impasse
    O Parlamento Europeu (PE) queria inicialmente que a legislação comunitária deixasse claro que não poderia cortar-se o acesso à Internet a um utilizador que fizesse «downloads» ilegais, salvo se houvesse uma decisão judicial nesse sentido

    Por outro lado, a maioria dos governos nacionais exigiam que essa decisão passasse para as mãos de um órgão administrativo, o que dará à polícia, aos ISP (Internet Service Providers, fornecedores de Internet) ou a qualquer organismo regulador a possibilidade de bloquearem esse serviço em caso de infracções por um período que poderá chegar a um ano.

    Perante esta situação, o PE acabou por ceder às exigências francesas (Nicolas Sarkozy é um forte defensor desta lei), apesar de ter deixado claro que considera o acesso à Internet um «direito fundamental».

    Assim, o texto final, que será votado na próxima semana, assinala simplesmente que qualquer medida que venha a ser tomada administrativamente respeite os direitos e liberdades fundamentais (privacidade, liberdade de expressão, acesso à informação) e se possa recorrer dela nos tribunais.

    O texto reconhece que a Internet é uma «ferramenta essencial» para a educação e o exercício prático da liberdade de expressão e de acesso à informação e pede à Comissão Europeia que investigue o papel da Rede no exercício prático de direitos.

    Fonte

      Data/hora atual: Sáb Set 21, 2024 2:38 pm