Versão final do sistema operacional de código aberto estará disponível em maio e serve de base para o Red Hat Enterprise Linux.
O projeto Fedora lançou a versão beta do Fedora 11, próxima versão do sistema operacional de código aberto, apelidado de Leonidas, que será lançada em maio. As inovações do Fedora 11 sinalizam a direção a ser tomada pela Red Hat na próxima versão de sua distribuição Linux para empresas, o Red Hat Enterprise Linux (RHEL) 6.0.
Entre as novas funções do Fedora 11, destaca-se o Instalador Automático de Fontes e Aplicativos. A função promete ser bastante útil para quem trabalha em um PC conectado a servidores que rodam o Fedora no back end. Ela permite que programas do desktop instalem automaticamente aplicações, fontes, gerenciadores de multimídia e cliparts.
"Se eu envio um e-mail para você com um documento usando o OpenOffice.org, em seu novo sistema Fedora 11, você pode baixar o anexo e o [novo recurso] PacketKit vai instalar [o arquivo] para você" explica Paul Frields, Líder do Projeto Fedora para a Red Hat.
O projeto Fedora também adicionou funções de segurança em biometria, DNS Security e em máquinas virtuais com o sVirt MAC para permitir que o Controle de Acesso Obrigatório (Mandatory Access Control - MAC) seja aplicado a máquinas virtuais convidadas.
O Fedora 11 ainda inclui um compilador para testes de aplicações do Windows. Segundo o Projeto Fedora, com o MinGW Cross-compiler, o desenvolvedor pode compilar e testar programas com todas suas funcionalidades para a plataforma Microsoft dentro do ambiente do Fedora.
A versão beta do Fedora 11 está disponível online para download no site do Projeto Fedora e conta com a avaliação da comunidade. Os detalhes de todas as inovações do sistema operacional também estão disponíveis (em inglês) no site do projeto.
Fonte:http://idgnow.uol.com.br