Sócrates promete requalificação de 55 escolas até ao Verão

Ir em baixo

Sócrates promete requalificação de 55 escolas até ao Verão

Mensagem por x1co em Sab Fev 21, 2009 9:40 am

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que 55 escolas secundárias de todo o país começam a ser requalificadas entre Maio e Junho de 2009, altura em que deverá estar terminado já o processo dos concursos lançados pelo Governo.
José Sócrates, que falava numa visita a uma escola secundária do concelho de Espinho que faz parte do projecto-piloto do programa Parque Escolar, adiantou que os concursos dessas 55 escolas estão já em curso, pelo que em Maio ou Junho as obras estarão em curso.
Estas escolas fazem parte do plano de antecipação de requalificação lançado pelo Governo no seu pacote de medidas aprovado para combater a crise.
Inicialmente, o programa Parque Escolar previa a requalificação em 2009 de 26 das 330 escolas secundárias do país, mas a crise económica e financeira internacional levou o Governo a aumentar o número para 100.
Assim, das 75 escolas a mais que o Governo vai intervencionar, pelo menos 55 vão ver as suas obras iniciadas até ao Verão.
José Sócrates recordou que as empresas a quem será adjudicada a requalificação ficarão responsáveis ainda pela sua manutenção durante dez anos, face ao pagamento pelo Estado de uma renda.
O primeiro-ministro, que falava na presença da ministra da Educação, apontou a reacção àquela que foi uma das principais medidas que Maria de Lurdes Rodrigues tomou, a das aulas de substituição, para exemplificar "as dificuldades que o Governo teve de ultrapassar" neste sector.
"Hoje essa medida é já considerada normal. Portugal era um dos únicos países da OCDE onde não havia aulas de substituição. Pois essa pequena grande modificação valeu-nos logo uma greve aos exames em 2005", afirmou José Sócrates.
"Apesar de todas as dificuldades, levámos por diante outra medida, de encerramento de três mil escolas primárias com menos de dez alunos, porque soubemos articular essa decisão com as autarquias", acrescentou.
Actualmente, disse Sócrates, estão em construção 200 novos centros escolares e um número igual será lançado em breve.
Por todas as medidas tomadas na área da Educação, José Sócrates agradeceu a Maria Lurdes Rodrigues, dizendo-lhe directamente: "Acredite: o que tem feito é um bom trabalho para o país".
Antes de José Sócrates, Maria de Lurdes Rodrigues afirmou que a requalificação de cem escolas secundárias num só ano não seria possível "num cenário normal" sem a necessidade de combater a crise.

JN

_________________
avatar
x1co
Administrador
Administrador

Google Chrome Portugal
Masculino Número de Mensagens : 2342
Idade : 25
Localização : Arganil/Portugal
Prémios : :6 :3 :1
Barra de Warning :
Data de inscrição : 23/11/2008

Ver perfil do usuário http://infoconnected.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum